FILTRO DE COMBUSTÍVEL
Como fazer a manutenção correta de seu filtro de combustível
A retirada da água do combustível é fundamental para a “saúde” do motor, principalmente hoje com a evolução dos motores diesel, onde cada vez mais se aplicam monitoramentos eletrônicos e bombas de injeção que requerem um combustível dentro de padrões rígidos de limpeza e ausência de água.
É recomendável a troca do filtro de combustível a cada 10.000 km e drenagem da água a cada semana, no caso do filtro Racor a troca é a cada 40.000 km e drenagem conforme a visualização de água pelo copo transparente.
Para que seu filtro do combustível funcione adequadamente e tenha uma vida útil estendida confira as dicas para manutenção e troca do elemento:
Para drenar a água
• Verificar visualmente no copo transparente (se houver) a presença de água;
• Abrir o respiro no cabeçote;
• Abrir o dreno e esgotar toda a água do copo;
• Fechar o dreno e o respiro;
• Preencher o filtro com combustível, caso necessário;
• Funcionar o motor.
Para troca do filtro combustível
1 - Abrir o respiro no cabeçote;
2 - Abrir o dreno e esgotar todo o combustível do filtro;
3 - Remover o copo e o filtro do cabeçote;
4 - Remover o copo e limpar o assento do o’ring; 5 -
Colocar novo o’ring lubrificado com óleo limpo (acompanha todo filtro novo);
6 - Apertar manualmente o copo no filtro;
7 - Montar o filtro+copo no cabeçote, rosqueando de 1/2 a 3/4 de volta após o encosto;
8 - Pressionar a bomba manual até que saia combustível pelo plug respiro;
9 - Fechar plug respiro;
10 - Acionar o motor e verificar possível vazamento ou entrada de ar.
Importante:
Não utilizar ferramentas para montagem do filtro. Na desmontagem pode-se utilizar a chave apropriada para retirada do copo ou uma cinta de couro, removendo o filtro.
Dicas para aplicação correta dos filtros.
Devemos sempre aplicar o filtro especificado originalmente pela montadora, respeitando cada aplicação. Vazão e micronagem são os fatores mais importantes na aplicação de um filtro.
Em substituição ao filtro original do Troller 2.8 é possivel utilizar o modelo Racor.
CODIGO: MWM 9.0541.15.1.0019
PN RACOR: R45-10M
APLICAÇÃO: FORD F-250,GM Silverado/G.Blazer/GMC 3500-MWM SPRINT4.10/ 6.10
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Os Filtros do Combustível Separador de Água Racor fazem parte hoje de todos os veículos e equipamentos que utilizam-se do diesel como combustível. Estes filtros são fabricados com o papelAquabloc®II, repelente a água e estão dentro dos padrões das normas internacionais.Vantagens da aplicação do copo transparente dos filtros Racor:
• Os copos transparentes são de Nylon, injetados sobre pressão e altamente resistentes. A água acumulada no copo não provoca oxidação como ocorre normalmente nos filtros com carcaça metálica fechada.
• Existe a possibilidade de controle visual do abastecimento feito na bomba de combustível.
• O copo transparente possibilita a rápida visualização da água acumulada pela separação.
• Água acumulada em abundância e não drenada (ocorrência típica em filtros com carcaça metálica fechada que não permite a visualização) causa aumento de restrição, redução da vida do
elemento, perda de potência e até mesmo “calço hidráulico” no motor em casos extremos.
• Água facilmente drenada sem perda de combustível.
• O copo transparente não necessita obrigatoriamente da presença de sensor elétrico de água pois pode-se ter a visualização da separação de água no próprio copo.
• Em todos os tipos de filtros do combustível separador de água Racor existem kits de reposição, tais como: drenos, copos, manípulos, esferas, etc.