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BLOQUEIO EATON TRUETRAC TROLLER

bloqueio Truetrac Troller

Bloqueio Truetrac Eficiente e Silencioso.

O Bloqueio tipo Truetrac usa o sistema de engrenagem sem fim, muito eficiente, semelhante ao modelo Torsen T-2, por isso a confusão muita gente o chama de Torsen 75%.

 

O Truetrac funciona como um diferencial aberto em condições de alta tração. Em superfícies de pouca aderência, as engrenagens helicoidais tendem a evitar que um lado de gire fora de controle enquanto o outro lado permanece parado, como muitas vezes ocorre com um diferencial aberto.

Quando temos grande diferença de atrito entre as rodas um dos lados do eixo tende a girar com maior velocidade, as engrenagens helicoidais são forçadas para longe uma da outra e contra a carcaça. Essa fricção é multiplicada pela relação entre as engrenagens, gera resistência adicional ao lado com menos de tração desvia e torque excedente para o outro lado do eixo.

 

Pode-se alterar a força do bloqueio alterando as dimensões das engrenagens ou o angulo dos dentes, porém existe um limite aceitável, um equilíbrio entre bloqueio e desgaste de pneus que já vem pronto de fábrica, não há regulagens.

Com uma das rodas no ar, o acionamento dos freios pode ajudar a transferir o torque da roda solta para a roda que permanece no chão.

No geral é um excelente bloqueio para usar em ambos eixos, dianteiro ou traseiro.

Oferece grandes vantagens em relação ao bloqueio por discos (trac-lok) originais Troller. O funcionamento do Truetrac é suave, automático e não requer utilização de óleos com aditivos especiais.

DETROIT TRUETRAC 

Bloqueio projetado para diversos eixos: Dana 44, GM 10,12, 14 Bolt, Dana 60HD, Dana 80, Ford C-Clip ,Dana 30, Dana 35.
Ideal para utilização Off-Road leve.
Ótimo custo x benefício.
Original nos veículos Hummer, Kia, Land Rover, Nissan e Toyota.
Disponíveis para Pickups e Jeeps em geral.

  • Proporciona transferência de torque em até 3,5 vezes para a roda com maior aderência no solo

  • Disponível em 2, 3 e 4 engrenagens satélites

  • Aplicação em caixas de transferência, eixo traseiro e dianteiro

BENEFICIOS

  • Melhora o desempenho de tração em veículos 4x2 e 4x4 em situações de cidade, estrada e off road

  • Livre de manutenção

  • Operação silenciosa e precisa

  • Limita o deslizamento das rodas e melhora a dirigibilidade em curvas

  • Retorna automaticamente na função de diferencial aberto, quando não houver diferença de rotação entre rodas

Passo a passo para Instalação do Bloqueio
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Antes de iniciar a instalação, certifique-se de possuir todos os componentes da instalação adequada necessários para o serviço.

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Remova a tampa do diferencial. Você pode necessitar usar uma chave Allen para remover alguns dos parafusos.

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Remova a tampa e drene o óleo lubrificante. Deixe os parafusos de cima no lugar para evitar respingos.

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Remova as pinças do freio (prenda com arame e posicione de forma segura fora do caminho). Remova o disco do freio. Remova os parafusos de fixação da unidade do cubo do rolamento.

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Quando for reutilizar a coroa e o pinhão, meça a folga entre dentes da coroa. Anote então o valor da medida

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Remova o diferencial antigo da carcaça. Pode ser necessário ajuda adicional, pois alguns diferenciais podem exceder o peso
de 18 kg.

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Remova as rodas. Remova a barra de direção do lado esquerdo e desloque a barra estabilizadora para fora do caminho.

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Remova os sensores do ABS de ambos os lados. Remova o cubo externo do rolamento e o semi-eixo de cada lado. Se o veículo é antigo (oxidado), isto pode ser difícil.

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Remova as capas dos rolamentos no diferencial – marque as capas de forma que você saiba qual o lado a que pertencem – e qual o lado é o superior. Anote também os calços instalados em cada
capa de rolamento.

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Limpe a carcaça do diferencial para remover resíduos e outros contaminantes.

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Remova os parafusos da coroa.
*Os parafusos podem possuir roscas esquerdas.

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Remova a coroa com um saca pinos e uma arreta, batendo uniformemente ao longo do diâmetro para removê-la vagarosamente da carcaça do diferencial.

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Remova os rolamentos com um sacador de rolamentos.

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Anote os calços existentes etiquetando-os e amarrando-os juntos para a devida reinstalação. Na figura são mostrados os rolamentos e os calços do lado do flange.

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A figura mostra os rolamentos e os calços do lado oposto ao do flange.

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Lave a caixa do diferencial, a coroa, os parafusos da coroa e outras peças com solvente não inflamável.

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Meça a caixa do diferencial original, de uma placa (base) de precisão ao flange da coroa. Observe que devem ser utilizados rolamentos de ajuste (ou equivalente) para obter uma medição precisa. Anote então as medições.

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Meça a caixa do diferencial original, da placa (base) de precisão ao encosto do rolamento superior.

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Repita o processo com a caixa do diferencial Eaton novo. Observe que devem ser utilizados rolamentos de ajuste (ou equivalente) para obter uma medição precisa. Anote então as medidas.

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Meça a caixa do diferencial Eaton novo, da placa (base) de precisão ao encosto do rolamento superior.

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Se ferramentas de medição apropriadas não são disponíveis, use o rolamento de ajuste para determinar o pacote apropriado de
calços.

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Meça os calços e instale-os no respectivo lado. Estes são marcados P para o lado oposto ao do flange – F para o lado do flange. O pacote de calços que você finalmente usa irá variar com cada conjunto de carcaça de eixo e diferencial.

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Após ter determinado o pacote apropriado de calços, prense os rolamentos no novo diferencial. Observe nesta aplicação, os calços estão instalados por baixo do rolamento. Veja a seta.

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Prense ambos os rolamentos.

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Após ter determinado o pacote apropriado de calços, prense os rolamentos no novo diferencial. Observe nesta aplicação, os calços estão instalados por baixo do rolamento. Veja a seta.

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Prense ambos os rolamentos.

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Aperte os parafusos da coroa com o torque conforme especificações.

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Aperte os parafusos da coroa com o torque conforme especificações. Limpe os resíduos da carcaça do eixo. Certifique-se de que a área da tampa está lisa de forma que a tampa e a junta (RTV) assentarão devidamente.

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Instale as pistas externas nos rolamentos. Então, com um martelo de bronze instale o diferencial Truetrac no lugar.

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Instale as capas dos rolamentos – verifique suas marcações para assegurar que eles sejam instalados no lado correto.

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Verifique a folga das engrenagens. Se for diferente daquela medida previamente, os calços do diferencial deverão ser trocados a fim de restabelecer a medida da folga original. O  diferencial deve se encaixar ajustado na carcaça. Um total de .006” (0,15 mm) (.003” [0,075 mm] por lado) de pré-carga no rolamento é necessário para o assentamento adequado do rolamento.

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Verifique então a folga das engrenagens em três locais igualmente espaçados em torno da coroa. Quando reutilizar o par antigo da coroa e pinhão, reajuste a folga para refletir a medida original (ajustes adicionais podem ser necessários). Dependendo da marca, pares novos de coroa e pinhão possuem uma especificação de folga entre dentes iniciando em algum lugar entre .005” a .012” (0.13 mm a 0,30 mm). *Em ambas as situações, a folga não deve exceder .003” (0,075 mm) de variação (em torno da engrenagem).

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Na instalação de um par novo de coroa e pinhão, cubra levemente as faces da frente e de trás de quatro a seis dentes da coroa com uma substância de marcação para engrenagens.

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Para estabelecer o padrão correto de contato, em pares novos de coroa e pinhão, gire o eixo do pinhão pelo flange do eixo de transmissão em ambos os sentidos para a frente e para trás.

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Verifique o padrão de contato. A maioria dos pares de coroa e pinhão incluirão uma tabela que indica os padrões aceitáveis. Veja a tabela abaixo.

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Remova os parafusos das capas dos rolamentos e reinstale-os com Loctite.

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Aperte os parafusos das capas dos rolamentos com o torque conforme especificação.

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Faça uma junta com material RTV para juntas e instale a tampa.

tabela contato padrão de dentes coroa pinhao

Ainda tem dúvida? Veja o vídeo do Andrés, Parceiro do site Oficina Off Road.

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