FILTRO DE COMBUSTÍVEL
Importância e Troca do Filtro de Ar
O filtro de ar tem função de eliminar as partículas e impurezas do ar que entra na câmara de combustão do motor, devido a sua característica construtiva, os motores diesel utilizam muito mais comparado aos motores ciclo Otto, filtros obstruídos ou de qualidade ruim podem comprometer o funcionamento e desempenho do motor.
Nos motores mecânicos como o Troller 2.8, o filtro sujo pode causar excesso de óleo no coletor de admissão e arrasto de óleo para válvula pcv, além de aumento do consumo de combustível, queda no desempenho e muito mais, ja nos motores eletrônicos como Troller 3.0, 3.2 TGV e novo Troller a característica principal é o motor entrar modo de segurança, prevenindo danos mais graves devido esse problema.
Importante sempre é escolher filtros de qualidade, de fabricantes conhecidos, veja o exemplo abaixo, dois fabricantes diferentes, o mesmo filtro porém o diâmetro externo do filtro da direita é menor, por consequência tem menor vazão de ar que o filtro da esquerda, outro detalhe o filtro da direita deforma com o próprio peso, o que não acontece com o filtro da esquerda. Visualmente são bem diferentes.
Na média a troca do filtro de ar acontece a cada 10.000 km, mas pode ser antecipado dependendo do tipo de uso do veículo. O processo de troca do filtro é muito simples e intuitivo, em poucas palavras, solte as abraçadeiras das mangueiras, solte a abraçadeira grande que segura o filtro, retire o elemento filtrante e coloque tubo no lugar novamente, não requer pratica ou habilidade.
Para os motores 2.8 existe até um filtro adicional secundário para ser utilizado, isso mostra a importância da qualidade do ar para o motor.
Detalhes sobre filtro de ar esta em nossa pagina abaixo.
Ao lado comparativo do filtro entre filtro novo e filtro usado somente na cidade aproximadamente 10.000 km de uso.
CÓDIGO FILTRO DE AR TROLLER
TROLLER 2.8
Mann - C16400
Bosch - Ab3004
TROLLER 3.0
Mann - C18450/1
TROLLER 3.2 TGV
Mann - C18360/1
NOVO TROLLER 3.2 2015
Mann - C18450/1 o mesmo do 3.0 ngd