LUBRIFICAÇÃO DAS CRUZETAS
Lubrificação e manutenção da cruzetas Troller
Contaminação da graxa aliado ao uso off road e falta de manutenção preventiva correta pode levar a uma falha prematura da cruzeta, comprometendo o desempenho e a segurança do veículo. Seguindo as instruções de manutenção apresentados neste artigo, você vai garantir o máximo de vida útil de sua cruzeta.
Antes de iniciar o processo lubrificação da sua cruzeta tenha certeza que esta utilizando a graxa adequada, não é qualquer graxa que pode ser utilizada.
​
Marcas recomendadas são (Graxa Tipo NLGI 2):
Texaco - Multifak EP2
Shell - Retinax LX
Ou consulte nossa pagina sobre lubrificação
​
Vale identificar também o intervalo correto de manutenção dependo do tipo de utilização do veículo:
Uso urbano: 8.000 km -10.000 km ou 1 mês - O que ocorrer primeiro.
Uso rodoviário: 15.000 km - 18.000 km ou 3 meses - O que ocorrer primeiro.
Uso severo: A cada 15 dias - utilização fora de estrada - canavieiro - madeireiro.
​
Para uma lubrificação correta, toda a graxa velha deve ser purgada (expulsa). Isso é necessário para eliminar qualquer resíduo e evitar a contaminação da nova graxa. Com uma engraxadora, aplique a graxa até purgar todo o lubrificante antigo das quatro vedações de cada cruzeta.
Quando a graxa limpa começar a sair nos retentores das capas da cruzeta, a lubrificação da cruzeta estará finalizada. Se uma das vedações não purgar, o que pode acontecer devido à capacidade de vedação dos retentores das capas da cruzeta, você deve girar o eixo cardan de um lado a outro com as mãos e, em seguida, aplicar pressão na pistola de lubrificação.
​
Lubrificando as ponteiras deslizantes: Aplique graxa através da graxeira existente no corpo da luva até o lubrificante aparecer no furo de respiro na tampa da luva. Assim que a graxa nova aparecer, tampe o furo com o dedo e continue a aplicação até a graxa aparecer no vedador da luva.
A figura ao lado mostra detalhes internos da cruzeta, os canais de lubrificação.
​
1. Capa dos Rolamentos
2. Bico para lubrificação
3. Canais de Lubrificação
4. Corpo da Cruzeta
5. Compartimento de graxa
6. Rolamentos
A falta da manutenção correta das cruzeta pode gerar quebra do componente, superaquecimento, travamento, desgaste excessivo, ruído além de prejudicar o funcionamento dos cardans e demais componentes.
Especificação da Cruzeta Troller
​
Ano até 2003
Cardan Dianteiro e Traseiro mod. NUJ153 (Nakata) / 5-153XS (Spicer)
​
Ano 2004 em diante.
Cardan Dianteiro NJU153 (Nakata) / 5-153XS (Spicer)
Cardan Traseiro NUJ273 (Nakata) / 5-273XS (Spicer)