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PAINEL DE INSTRUMENTOS

oleo motor troller

Mutas vezes é necessário soltar o painel de instrumentos para manutanções de rotina como troca de lampadas, manutenção dos intrumentos ou até acessar o mecanismo do limpador de parabrisa sem ter que soltar o painel inteiro.

Para isso nosso amigo Fernando Rosin fez a gentileza de enviar o passo a passo detalhado com fotos de todo procedimento.


PROCEDIMENTOSOLTAR O PAINEL DE INSTRUMENTOS DO TROLLER

 

 

Aplicação: o procedimento descrito foi feito em um Troller T4 2005, portanto aplica-se aos modelos com painel equivalente, anos 2003 a 2005.

Motor diesel de 2000 a 2002, painel cinza, tem que afastar o painel Completo.

De 2006 até 2008 ele sai pela frente, os parafusos estão na cara, de 2009 a 2014 o processo ficou mais facil ainda, pela frente tambem.

 

Quem já não teve uma lâmpada queimada na iluminação do painel de instrumentos do Troller, ou simplesmente quis substituir as lâmpadas por LED. Ai vem aquela questão que muitos proprietários desde jipe tiveram, como desmontar o painel e chegar nessas lâmpadas ?
Não é difícil, porém tem que ter paciência e um pouco de habilidade manual, pois tudo é muito “artesanal” no T4 destes anos e, ao realizar este procedimento, eventualmente algumas surpresas podem surgir e vão requerer um pouco de habilidades manuais para resolver a questão.
Por outro lado, para aqueles que gostam de desmontar as coisas pra ver como funciona e consertar (ou não), então vai gostar deste quebra-cabeça que, feito uma vez, não tem mais segredo e fica fácil desmontar e montar quando quiser.
Além disto será possível ter acesso também a outras partes do painel que são difíceis de alcançar como o acionamento do limpador de para-brisas, comando da tração, interruptor da luz do farol, duto de saída do ar esquerdo e parte superior da caixa de fusíveis.
O painel de instrumentos é fixado somente por 2 parafusos diretamente no painel do veículo, para acessá-los é necessário tirar a capa de fibra que fica envolta da coluna de direção, nestes 3 parafusos conforme fotos 1 e 2.

FOTO 1
FOTO 2

Retirada esta capa de fibra, obtém-se o acesso para as mãos atingirem os parafusos que seguram o painel de instrumentos.
A foto 3 é uma foto tirada com a câmera inserida no espaço aberto pela retirada da capa de fibra, pelo lado direito (chave de ignição), observando a parte inferior do painel de instrumentos.

FOTO 3

Vemos a disposição do conjunto do parafuso que trava o painel (que é necessário soltar), o suporte do painel onde o painel de instrumentos fica apoiado e, o pino de encaixe do painel de instrumentos. O parafuso tem a única função de empurrar o pino do painel para frente (seta azul), pressionando o painel de instrumentos contra o painel do jipe.
Observe bem a foto 3 pois para remover o conjunto do parafuso que trava o painel é necessário utilizar o tato, sentindo o formato das peças e a posição em que estão para auxiliar o manuseio sem olhar.
Tatear o máximo possível para se acostumar com a posição destas peças antes de tentar soltar o parafuso. Isto é importante e vai ajudar muito posteriormente a colocar as peças novamente no lugar.
O conjunto do parafuso que trava o painel, quando soltar, será este visto na foto 4, e ele fica exatamente na posição demonstrada, atrás da chave do controle da tração.

FOTO 4

Para soltar é necessário utilizar uma chave Philips modelo “toquinho” como a da foto 5, porém eventualmente o parafuso não estará apertado e é possível soltar com a mão. Importante lembrar que como o parafuso está apontado no sentido para fora do painel, para soltar tem que girar no sentido horário, da esquerda para a direita.

FOTO 5

Todo acesso que teremos será feito pelo painel conforme a foto 5 e, utilizando a chave Philips ou a própria mão, soltar o parafuso bem devagar até ele afrouxar. O conjunto do parafuso não está fixo em lugar algum e poderá cair dentro do painel, cuidado. Caso aconteça, retire a coifa da alavanca do câmbio e procure por ali.
Ao afrouxar o parafuso, o ideal é fazer o movimento demonstrado na foto 6, segurando firmemente o parafuso e soltar facilmente na sua mão.

FOTO 6

Empurre gentilmente a lateral direita do painel para dentro, deslizando o pino de encaixe do painel pelo trilho no suporte do painel como nas fotos 7 e 8.

FOTO 7
FOTO 8

Do outro lado é exatamente o mesmo sistema de fixação, porém o acesso continua sendo pelo lado direito, sendo necessário cruzar o braço para o outro lado entre a parte inferior do painel e a parte superior da coluna de direção. Haverão alguns fios, chicotes e outras peças no caminho, mas não se preocupe em esbarrar nelas Recoloque o lado direito do painel no trilho do suporte até encostar novamente no painel e então coloque a mão dentro do painel como descrito no parágrafo acima e localize o mesmo conjunto do parafuso, soltando-o como feito do outro lado. Neste caso, se o parafuso cair, será fácil recuperá-lo pelo acesso aberto no painel.
Ao retirar o parafuso do lado esquerdo, novamente deslize (foto 9) o lado direito para trás até soltar do trilho, então desloque o painel de instrumentos para a direita para soltar do trilho.

FOTO 9

Na foto 9, conjunto do parafuso foi fixado no suporte do painel com uma fita dupla face, facilitando muito a montagem posterior. Desta forma o parafuso estará sempre na posição de encaixe, bastando afrouxar ou apertar quando necessário.

FOTO 10

É possível colocar o painel de instrumentos na posição da foto 10 e ter acesso às duas lâmpadas de iluminação e também outras partes do painel. Há relatos que é possível retirar o painel todo por este espaço, porém é necessário sacar o volante antes.
Para montar todo o conjunto novamente é só seguir os passos descritos de forma inversa.

 

- Fernando Rosin

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