PARA-CHOQUE OFF ROAD
Para-choques Off Road no Troller
O parachoque off-road ou parachoque de aço significa "aquilo que protege contra, que apara", porém no off-road o parachoque vai bem além desse significado.
O T4 Clube Brasil vai tentar ajula-lo a definir o melhor escolha de parachoques.
Importante como qualquer outro acessório um bom parachoque off-road, instalado corretamente, pode te ajudar a transpor obstáculos e te ajudar em situações de resgate.
O Troller vem de fábrica com para-choques de aço original, mas a espessura do material e formato não são dos mais adequados para o uso off-road mais pesado.
Existem disponíveis no mercado uma infinidade de modelos diferentes de para-choques off-road, com os mais diversos formatos e espessuras, porém o para-choque off-road tem que ser funcional, não adiante ter um design bonito se na hora do uso não aguentar o tranco.
Mas como nem tudo são flores, existe o pró e o contra na instalação de para-choques de aço, vamos listar alguns:
Contras na instalação de parachoques off-road de aço:
- Os parachoques off-road são pesados por natureza, adicionam peso extra ao veículo, somado guincho, anilhas, faróis extras e tudo mais que é possível pendurar nos para-choques esse peso extra chega facilmente aos 80 kg.
- Se não possuir uma proteção superficial adequada vai gerar corrosão ao longo do tempo.
- Por ser um item bem rígido, caso sofra algum tipo de dano, como amassado, dificilmente tem reparo.
Prós na instalação de para-choques off-rad de aço:
- Os para-choques off-road de aço podem ser fabricados sob encomenda e adaptados para receber uma infinidade de acessórios e equipamentos off-road
- Aumentam o Ângulo de ataque - É o ângulo formado pelo chão e uma subida ou por uma descida e pelo chão, em que o veículo pode continuar em frente sem bater com o pára-choque dianteiro.
- Aumentam o Ângulo de Saída - É o ângulo formado por uma subida e pelo chão ou pelo chão e uma descida, em que o veículo pode continuar em frente sem bater com o pára-choque traseiro, pinos de reboque ou estepe no piso.
- O aço é extremamente forte, colisões, arranhões e batidas não irão fazer estragos em seu pára-choques de aço.
- O aço é feito para durar uma vida inteira. Mesmo se ficar velho e enferrujado alguns pontos de solda e uma boa pintura resolvem o problema.
Alguns opções de para-choques disponíveis:
Para-choques de aço com barras de LED embutidas
Para-choques com pré-perfurados para acessórios
Para-choques com mesa de guincho ou guincho embutido.
Para-choques dianteiro com towbar incluso
Para-choques traseiro com mesa de guincho
Ou seja, o limite é a sua imaginação, até reservatório de água embutido e porta trecos podem ser acoplados nos para-choques.
Quando for escolher um para-choque off road uma dica é verificar se atentar aos seguintes itens:
Espessura adequada do material
Obrigatoriamente não há necessidade de grandes espessuras, no geral 5 mm nos locais onde o esforço é maior como no suporte do guinho ou na fixação no chassis.
Fixação adequada
A fixação de para-choque deve ser diretamente parafusado no chassis. Dê preferencia na utilização de parafusos de aço com classe 8.8 ou superior.
Bons ângulos entrada e saída
Geralmente os para-choques off road são projetados para proporcionar maiores ângulos de entrada e saída que os originais, isso é fundamental no off road, acessórios extras adaptados podem prejudicar esses ângulos.
Boa fixação de guinho
Um bom guincho não é nada sem uma boa fixação e uma boa base. É fundamental que o para-choque de aço tenha uma mesa de guincho adequada que suporte a tração do guincho utilizando patescas.
Acessórios
Acessórios instalados como aberturas para fixação do macaco hi-lift, fixação de anilhas e ganchos, além de suportes para barras de LED são itens essenciais.