Se você tem um Troller com motor MWM 2.8 Sprint, provavelmente ele já passou de 100.000 km, aqui são algumas dicas importantes de manutenção que ajudam a entender o funcionamento desta máquina e preservar seu motor.
Superaquecimento - Folga no eixo da bomba d`água, em alguns casos a bomba d`água pode girar em falso no seu próprio eixo e perder eficiência, dependendo do tamanho da folga o defeito só aparace na temperatura de trabalho do motor tornando difícil identificar o defeito.
Superaquecimento - Selo do alojamento do trocador e óleo furado - O selo furado causa a cavitação em volta da camisa do cilindro, podendo até furar a parede da camisa. Apesar de circular o mesmo fluido o fluxo das galerias é diferente, o furo no selo faz um By-pass e motor superaquece.
Superaquecimento - Galerias entupidas do trocador de calor, se as galerias do trocador de calor entupirem uma válvula by-pass localizada na tampa do trocador é aberta automaticamente com o aumento da pressão de óleo, regulada para 4,5 bar, com isso o óleo não passa nas galerias do trocador e segue direto para o filtro principal, a consequência deste problema é aumento da pressão de óleo e aumento da temperatura, por isso a importância da instalação de manômetro de pressão de óleo.
Superaquecimento - Uma das consequências do superaquecimento é a falha no funcionamento da polia viscosa da hélice se seu motor superaqueceu veja se não há vazamento de gel na polia viscosa. Uma forma de verificar se sua polia viscosa esta em ordem é após desligar o motor aguarde 5 minutos e gire a hélice com a mão, depois de algumas voltas ela deve cessar a resistência e girar livremente. Aguarde mais 5 minutos e repita a operação, se voltar a oferecer resistência ao giro é por que a peça funcionando bem.
Turbina - Essa dica ja foi dita antes em outras matérias mas vale relembrar, antes de desligar um motor com turbo deixe funcionando em marcha lenta por 30 segundos, para desaceleração do eixo da turbina, isso vai prolongar a vida útil de sua turbina, o mesmo vale para quando ligar o motor pela manhã.
Excesso de óleo no Coletor de admissão - O filtro de ar muito sujo pode causar excesso de óleo no coletor de admissão, quando o filtro de ar esta obstruído provoca arrasto de óleo pela válvula pcv. O separador ou válvula pcv entupida pode interromper a passagem do óleo para admissão.
Luz espia do óleo piscando em marcha lenta - É sinal de problema na válvula de retenção localizada na galeria de óleo dos jet coolers, mais detalhes aqui.
Quebra de válvulas de admissão ou descarga - A quebra da válvula ocorre geralmente pela falta de manutenção preventiva de regulagem de válvulas recomendada pelo fabricante, o procedimento deve ser feito no máximo a cada 50.000 km. A folga das nas válvulas fora da tolerância especificada gera um esforço lateral da haste com a guia do cabeçote ocasionando a quebra em altas rotações.
Ajuste de Folga de Válvulas Utilizar um calibre de lâminas para regular a folga de válvulas. O came do comando deverá estar voltado para cima.Apertar o parafuso de regulagem até prender o calibre. Soltar o parafuso até ouvir o primeiro clique. Verificar se a folga está dentro do intervalo especificado. Caso isto não ocorra, repetir o procedimento. Folga das válvulas: 0,2 ± 0,1 mm
Perda de potência por superaquecimento - Se o motor trabalhar em com temperatura excessiva por muito tempo pode ocorrer o travamento de um dos estágios de funcionamento do bico injetor, mas comum no segundo estágio, é necessária a substituição do bico.
Bico injetor danificado - A obstrução de galerias especificas de arrefecimento do bico injetor existentes no cabeçote causam superaquecimento do bico injetor e gera o travamento do primeiro ou segundo estagio, a ponta do bico com coloração azulada é sinal de superaquecimento do bico, para corrigir problema é necessário remover os selos de acesso da galeria de arrefecimento e executar a limpeza dos dutos, para prevenir a formação de depósitos de oxido de ferro e entupimento dos dutos utilize sempre o fluido de arrefecimento na proporção correta, a base de etileno glicol no liquido de arrefecimento do motor.
Válvulas termostáticas - O motor MWM Sprint possui válvula termostática dupla, seguindo o conceito de redundância que prioriza a refrigeração do motor, se uma falhar a outra ainda garantirá o fluxo do fluido refrigerante, as duas válvulas abrem com temperatura de 79°C. Com 89°C a válvula termostática deve ter abertura minima de 7,5 mm.
Essas são algumas dicas da MWM para correta manutenção do seu motor MWM Sprint 4 e 6 cilindros.
Grande abraço
Fabio Roberto.