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Foto do escritorFabio Roberto - @t4zeroum

Sequência de aperto e torque para troca da roda


Existe um procedimento e forma correta para trocar o pneu do seu Troller, a forma como é feito pode interferir diretamente na sua segurança podendo causar sérios acidentes. Aprenda aqui a forma correta para troca da roda e rode tranquilo.

Troca da roda:

Procure parar o veiculo em um local plano.

Puxe o freio de mão e engate o veículo, todos sabemos que o freio de mão do Troller não é dos mais confiáveis.

Afrouxe as porcas de roda, mas não as solte neste momento.

Levante o veículo utilizando o macaco até que o conjunto roda / pneu saia do piso, no caso de areia fofa, lama ou qualquer outra situação tente calçar o macaco, até o tapete do jipe dobrado pode ajudar nessa hora.

Remova as porcas de roda e remova roda.

Antes da instalação da roda limpe o local , remova toda areia, terra ou qualquer material estranho, a falta do contato metal-metal pode ocasionar o afrouxamento durante o uso.

Posicione a roda no local e instale as porcas aplicando um aperto manual.

De um pré aperto com a chave de roda utilizando a sequência abaixo.


Baixe o veículo e em seguida de o aperto final na mesma sequência anterior.

Existe um torque correto para as porcas, excesso de aperto ou falta de aperto são prejudiciais, portanto nada de ficar pulando em cima da chave de roda. O Torque correto para aperto de roda do Troller é torque de 125 Nm (92 lbf.pé).

Na hora da troca certamente não teremos um torquímetro para aferir esse aperto, mas o borracheiro certamente terá ( ou deveria ter), mas dificilmente saberá qual é o torque especificado pelo fabricante para o Troller, então guarde esse número 125 Nm.

Na fixação do estepe na tampa do porta malas pode ser aplicado o mesmo torque.

Por ultimo é recomendável o reaperto da roda após 800 km rodados ou em qualquer condição em que as porcas de roda tenham sido afrouxadas. Isso irá assegurar que o sistema de travamento da roda assente corretamente, de modo que as porcas de roda prendam com uma carga uniforme e permaneçam apertadas.

Mantenha sempre seus pneus em boas condições, porquê o freio para a roda mas quem para o Troller é o PNEU!

Saiba mais sobre rodas e pneus em nossa página Pneus.

Grande Abraço

Fabio Roberto

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