Meus parabéns!
Você acaba de entrar para um grupo de amigos que não te deixarão na mão, na estrada, na trilha ou seja lá onde estiver.
Mas se seu antigo veículo foi um 4x2 provavelmente surgirão muitas e muitas duvidas sobre motor, tração 4x4, bloqueio de diferencial, pneus, lift, amortecedores e outros temas muito comentados nas rodas de Trolleiros fisicamente ou na internet.
Vamos tentar esclarecer o básico para você que acabou de comprar seu Troller e não entende ou nunca teve contato com o mundo off road.
Posso andar no dia a dia com a roda livre no modo 4x4?
Pode mas não deve, a roda livre tem função de economizar o sistema de tração dianteira do Troller, com ela desligada a roda fica livre, sem tração, quando a roda livre é acionada ela é engatada ao semi-eixo, que esta ligado ao diferencial, que liga no cardan, que liga na caixa de transferência, ao rodar no dia a dia com a roda livre na função 4x4 todos esses componentes estarão girando e desgastando sem necessidade. Ao acionar as rodas, é perceptível a tocada mais pesada devido todo esse sistema em funcionamento, andar com a roda livre em 4x2 economiza todo sistema e seu combustível, mais sobre roda livre aqui. O Troller modelo novo, 2015 em diante não tem roda livre, o sistema todo fica engatado sempre, bastando apenas acionar o 4x4 dentro do veículo na hora do uso.
Tenho que esperar aquecer o motor pela manhã?
É recomendável aguardar um pouco para sair acelerando, com o motor frio a pressão do óleo sobe, quanto mais você acelerar mais alta a pressão (que já esta alta devido o motor frio). Esse assunto já foi falado em nosso site acesse aqui a matéria.
Qual diesel devo usar?
Teoricamente todo motor diesel pode rodar com diesel S-10, mas eu dou preferência em utilizar sempre o combustível que o motor foi projetado, ou seja, Troller até o modelo 2012 use o S-500, Troller 2013 em diante obrigatório o uso do diesel S-10. Veja aqui nossa matéria sobre óleo diesel S-500 e S-10.
Todo Troller entra mesmo água no diferencial dianteiro?
Infelizmente sim, independente do ano, veja aqui os cuidados para travessia de trechos alagados.
Qual a marca do óleo de motor é recomendada?
A Troller utilizou por muitos anos óleo da Ipiranga, porém escolha sempre fabricantes conhecidos como Petrobrás, Shell, Ipiranga, Castrol e etc, independente da marca utiliza SEMPRE a especificação recomendada pelo fabricante, NÃO faça substituições. Em nossa pagina sobre óleo e fluidos tem todos detalhes e especificações.
Comprei meu Troller com mais de 100.000 km, o que devo verificar com essa km?
Essa quilometragem para o motor diesel é bem tranquilo, ainda tem muito chão pela frente, o principal eu diria que é saber como foi a manutenção e troca de óleo e filtros durante esses 100 mil km. Assim que pegar o veículo independente da quilometragem vale a troca de todos fluidos, incluindo óleo dos diferenciais, fluido de freio e embreagem além do liquido de arrefecimento, verificação e reaperto geral além dos itens especificados no manual.
Posso rodar com 4x4 ligado no dia a dia?
Não, o Troller não tem diferencial central como outros veículos como TR4, Land Rover Defender, Jeep Cherokee. Mais informações aqui.
Meu Troller tem bloqueio traseiro de fabrica?
O Troller já vem com bloqueio de diferencial traseiro de deslizamento limitado (LSD), na pagina diferencial tem mais informações.
Tenho o pneu de estepe menor, isso pode dar problema quando precisar usar?
Se seu Troller tem bloqueio original traseiro de discos, ao utilizar o pneu menor no eixo traseiro seria como estivesse fazendo uma curva, ou seja, o pneu menor vai girar mais que o pneu maior, os discos do bloqueio LSD estarão constantemente trabalhando, diminuindo consideravelmente sua vida útil. Para minimizar esse problema é possivel fazer uma nova troca e colocar o pneu menor na dianteira, mas também terá problema de dirigibilidade. Recomendo sempre que tenha sempre o estepe do mesmo tamanho e modelo que os outros pneus, principalmente se seu foco é mais expedições, veja nossa pagina pneus para mais informações.
Grande Abraço
Fabio Roberto.