Seu motor esta consumindo óleo, mas quanto pode ser considerado normal?
Todo motor consome óleo, principalmente devido ao desgaste, os motores são mais propensos a consumir o óleo à medida que envelhecem. Normalmente os vilões são as hastes de válvula desgastadas, guias, vedações ou anéis de pistão, tudo o que pode permitir que o óleo entre nas câmaras de combustão.
Se o óleo entrar na câmara de combustão, ele queimará, possivelmente em quantidades pequenas mas continuamente, e isso é o bastante para não produzir uma fumaça azul reveladora no escape, mas o suficiente para perceber a diminuição do nível quando for chegar a vareta do seu veículo.
OK! Então o motor gasta óleo no dia a dia, mas quanto é aceitável? Infelizmente os fabricantes não fornecem informações claras e objetivas sobre esse tema, o que é normal para um veículo pode ser excessivo para outro, como nosso site tem o foco no Troller, procuramos referencia no maior fabricante de motores para Troller a MWM e encontramos a seguinte recomendação:
O consumo de óleo lubrificante é calculado mediante o volume de combustível consumido. Considere como aceitável, para um motor já bem rodado, um valor aproximado de 0,5% do combustível que o veículo consumiu. Ou seja: para cada 100 litros de combustível, vão também ½ litro de óleo lubrificante. Lembre-se que não estamos considerando falhas paralelas, como vazamentos, filtro de ar obstruído, etc. Há também o agravo de uso de óleo lubrificante não especificado.
Quanto mais o motor rodar, este percentual vai aumentando até que fique insustentável primeiro pelo custo, depois pelo dano ambiental que o motor está causando pela emissão de fumaça branca.
Essa é uma referência de valores, portando não deve ser adotado como regra geral. A solução para isso é simples, verificar regularmente o seu nível de óleo, fique de olho nos vazamentos, use sempre o óleo recomendado no manual, mantenha o filtro de ar limpo. Conhecer o consumo de óleo do seu motor ao longo do tempo é importante para te dar base para determinar quando o consumo se torna excessivo, e possivelmente será um alerta para vazamentos ou problema interno.
Grande abraço
Fabio Roberto.
Comentarios