DPF
A sigla DPF em inglês de (Diesel particulate filters) ou em português, filtro de partículas diesel, que é nada além de filtro onde as partículas da queima do diesel são acumuladas.
O DPF captura as partículas para evitar que sejam despejadas na atmosfera, esses filtros são eficazes no controle da fração solida de partículas diesel, incluindo o carbono (fuligem) e a emissão da fumaça preta associada a isso. Porém não há troca de elementos filtrantes, ou seja, o DPF tem um sistema onde ele recebe a informação na central que o filtro tem restrição de passagem, através de sensores posicionados na entrada e na saída do DPF, um pequeno diferencial de pressão e suficiente para acusar a necessidade de limpeza do DPF.
Qualidade do diesel utilizado.
Quanto mais enxofre existir no diesel mais rápido vai ser esse entupimento, por isso a necessidade de utilizar o óleo diesel S10 que possui 10 ppm de enxofre contra o antigo S500 que possui 500 ppm. Diesel velho e com umidade também prejudica o sistema como um todo além, causar problemas de bicos e filtro de combustível.
Veja aqui duas matérias sobre a qualidade do oleo diesel.
Existem duas formas de autolimpeza do DPF, também chamado de regeneração (nome auto explicativo), pode ser realizada de forma contínua (passiva), durante a operação regular do motor, ou periodicamente (ativa), após uma quantidade predeterminada de fuligem ter sido acumulada no interior do filtro. Nas duas situações a regeneração deveria ser invisível ao condutor, mas sabemos que isso está longe de acontecer quando a regeneração é ativa, causando situações embaraçosas quando parado aguardando um sinal ficar verde ou até no drive-tru de algum fast food, a fumaça branca costuma incomodar outros motoristas. A regeneração é feita através do calor, regeneração térmica, uma forma eficiente para limpeza do filtro, esta é a tecnologia embarcada no Troller 3.2 TGV (2013 e 2014). Aumento do giro do motor, fumaça branca são as características que apontam que seu veículo esta fazendo uma auto limpeza do filtro (regeneração).
A regeneração passiva, contínua, normalmente acontece em rodovias quando a velocidade é constante, após início do processo cerca de 15 minutos rodando a 70 km/h consumam ser suficientes para a limpeza. Já a regeneração ativa pode acontecer a qualquer momento, é mais comum em veículos que rodam sempre em pequenos percursos ou somente em cidades, se isso acontecer é extremamente importante que não interrompa o processo.
Caso a regeneração ativa aconteça com muita frequência, um talvez bom estradão possa ser a cura para esse sintoma, se isso não resolver, algumas empresas americanas vendem produtos específicos para serem aplicados dentro do DPF que promete dissolver essas partículas. ( ainda não temos informações desse produto no mercado nacional).
Indicação no painel
Existe uma luz de advertência (contínua ou intermitente) no painel de instrumentos do Troller (2013/2014) que indica a necessidade de regeneração, no caso que não seja feita ativa ou passivamente, será necessário o procedimento abaixo para colocar seu veiculo manualmente em modo de regeneração.
- Estacione em local seguro, preferencialmente em local aberto com pouco movimento.
- Freio de mão acionado.
- Transmissão em neutro (N).
- Pedal da embreagem acionado. - Aperte o botão de regeneração localizado a esquerda do painel por 2 a 3 segundos. A regeneração irá inciar automaticamente, o giro do motor pode subir durante o processo, vai durar aproximadamente 12 minutos, qualquer alteração nos itens acima pode interromper o processo. ECU com códigos de falhas podem inibir o processo de regeneração.
ERG
A EGR (Exhaust Gas Recirculation) é uma válvula que redireciona parte dos gases da exaustão, ou seja, após a queima, novamente para a admissão do motor para uma nova queima. Solução implementada pelos fabricantes de motores para que os veículos atendessem as normas atuais de poluição, implementadas em 2012. Esse sistema reduz os níveis de óxido de nitrogênio (NOx) na fase de combustão.
Muitas válvulas EGR incorporam um resfriador (trocador de calor) para diminuir a temperatura do gás de exaustão. O gás de exaustão flui através da válvula, é desviado através do resfriador, onde o gás é resfriado pelo refrigerante do motor. A came do motor move a válvula de recirculação para dentro ou para fora para controlar quanto gás de escape é permitido de volta para a entrada. Uma placa de circuito eletrônico usa um sensor posicional para fornecer à ECU um feedback preciso sobre a posição da válvula e a quantidade de gás de exaustão que está sendo reciclado.
Esse sistema requer manutenção e atenção, o acumulo de carbono dentro da válvula e do resfriador prejudica o funcionamento do sistema. Condução em cidades e pequenos percursos diminui o intervalo de manutenção do sistema. O entupimento do filtro de partículas (DPF), também gera acúmulo excessivo de carbono na ERG. Outros problemas são frequentemente relacionados ao desgaste mecânico, o abre e fecha constante da válvula desgasta as peças móveis. O sinal realimentado para a ECU sobre a posição da válvula tem que ser preciso, portanto quaisquer variações fora da tolerância são detectadas pela ECU e os códigos de erro são então registrados. Essas falhas no sistema da ERG ou DPF podem ocasionar na luz de advertência no painel de instrumentos (luz amarela) e em alguns casos colocando o motor em modo de segurança.
Sistema resfriador de gases da válvula ERG antes e após a limpeza.
Válvula ERG Suja com fuligem.
Para um bom funcionamento do sistema é imprescindível a manutenção periódica desses componentes, além de assegurar que o sistema de regeneração do DPF esta funcionando bem.
Grande Abraço.
Fabio Roberto
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