Encontramos uma infinidade de tipos e cores diferentes de líquidos, aditivos e produtos para utilização no sistema de arrefecimento do veículo, as vezes é difícil definir qual a melhor opção para seu veículo e aplicação, vamos te ajudar nessa missão, mas antes vamos esclarecer alguns pontos importantes:
Não Misture Cores e Tipos - Se seu líquido de refrigerante verde, não misture com o amarelo, azul ou vermelho, também não misture produtos com bases diferentes ou fabricantes diferentes, apesar de serem da mesma cor e tipo podem conter proporções de diluição diferentes, portanto se for trocar o produto faça o esgotamento completo e lavagem do sistema.
Siga a Proporção Recomendada - Alguns produtos vem pronto para uso, outros a diluição é necessária, 50 / 50 ou outra proporção recomendada no rotulo do fabricante, siga sempre as recomendações não faça experiências, substituições ou adaptações. A utilização de proporções maiores ou menores que o recomendado pode ocasionar superaquecimento do sistema e por consequência danos ao seu motor.
IMPORTANTE! Se for necessário completar o completar o líquido de arrefecimento, utilize o mesmo produto com a mesma proporção de diluição que foi utilizada anteriormente, a mistura deve ser feita em um recipiente separado e depois adicionado no sistema de arrefecimento, não adicione diretamente o aditivo e a água desmineralizada separados no radiador ou reservatório de expansão.
Água de torneira na diluição - CUIDADO! Nunca use água de torneira, água de poços artesianos, água de rios ou mesmo água mineral para diluir o aditivo, este tipo de água contêm cloro, sais minerais, partículas em suspensão ou outras substâncias que provocam provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões. A recomendação é a utilização da água desmineralizada ou também conhecida como deionizada, que passa por um processo onde são removidas todas as "impurezas", livre de íons, minerais e metais pesados.
Algumas fontes alternativas de água desmineralizadas de baixo custo são: água de chuva, água de ar condicionado e água de geladeira, porem por terem contato direto com superfícies metálicas, canos, dutos, ar superficial e poeiras podem conter metais e outros sedimentos que prejudicam o sistema, mas em caso de emergência pode ser melhor que a água de torneira.
Onde encontrar água desmineralizada - Muitas empresas produzem e comercializam este tipo de água, normalmente encontrada em embalagem de 1 Litro, encontrada facilmente em lojas de auto peças e lojas automotivas.
Ok, mas qual o tipo de líquido de arrefecimento devo utilizar?
Em poucas palavras palavras, siga sempre o manual do veículo ou manual do motor, em nossa pagina motores, você encontra o manual dos motores 2.8, 3.0 e 3.2 para baixar.
No geral o aditivo a base de etilenoglicol (40%) é recomendado para todos motores MWM, que possui um concentrado que protege todo o sistema de arrefecimento contra a corrosão, eleva o ponto de ebulição e baixa o ponto de congelamento, lubrifica a bomba d’água e evita a formação de espuma, aumenta a vida útil das mangueiras e tubulações lubrificando-as, proporcionando um perfeito funcionamento.
Por ser concentrado, sua proporção de uso é de 40% a 60% da capacidade do sistema.
Assim sendo, utilizar de 4 a 6 litros para cada 10 litros de capacidade do sistema.
Por possuir monoetilenoglicol, retarda o ponto de congelamento.
É encontrado somente na versão de 1 litro (901930560012).
Benefícios:
• Proporção de diluição mínima de 40% a máxima de 60%. Proporção ideal de 50%*
• Anticorrosivo, antifervura e anticongelante
• Possui ação antiespumante
• Minimiza a Cavitação
• Proteção adequada para todo o sistema
• Ponto de congelamento em - 35°C diluído a 60%
• Ideal para qualquer tipo de motor MWM, com aplicação em regiões que possam atingir temperaturas abaixo de 0ºC evitando o congelamento do liquido de arrefecimento.
Existem muitos outros fabricantes que fabricam o mesmo tipo de produto, escolha um de sua confiança e siga a orientação de troca que consta no manual.
Em tempo, a MWM comercializa também um aditivo anticorrosivo.
Desenvolvido para o sistema de refrigeração de motores mantém o sistema limpo, sem depósito ou incrustações, melhorando a capacidade de absorção térmica do líquido.
Reduz o tempo de parada do motor, diminuindo os custos de manutenção. Deve ser diluído na proporção de 3% da capacidade do sistema com água desmineralizada.Encontra-se em duas versões: 200 mL (901930560004) e 1 litro (901930560011).
NOTA: A cada 250 horas ou 15.000km, o aditivo pode perder parcialmente suas propriedades e, neste caso, é recomendado uma carga suplementar com adição de 500 mL de aditivo para cada 30 litros de capacidade do sistema.
Benefícios • Proporção de diluição mínima de 3% a máxima de 8%. Proporção ideal de 5%* • Anticorrosivo e antiespumante • Minimiza a Cavitação • Protege contra a Oxidação • Prolonga a vida útil dos componentes • Ideal para qualquer tipo de motor MWM, com aplicação em regiões que não atinjam temperaturas abaixo de 0ºC.
Mas afinal é obrigatório o uso do aditivo ou líquido de arrefecimento?
Sim, definitivamente a falta do uso do liquido especifico ou aditivo na água pode causar cavitação, corrosão galvânica ou corrosão por ferrugem, como mostrado na imagem.
FALHAS QUANDO NÃO UTILIZADOS OS PROTETORES DE ARREFECIMENTO OU QUANDO UTILIZADA PROPORÇÃO INADEQUADA.
CAVITAÇÃO A cavitação se deve a formação de bolhas de vapor que se formam devido à baixa pressão. Estas são carregadas pelo líquido e podem chegar a uma região em que a pressão cresça novamente, ocorrendo a "implosão" das bolhas. Segundo a bibliografia do "Manual de Hidráulica" - Azevedo Netto - Ed. Blucher- São Paulo, 1999, é um FENÔMENO FÍSICO molecular e que se dissemina e tende a aumentar com o tempo causando a ruína dos rotores e componentes próximos ao rotor. Podemos observar que esta corrosão é causada por forças de natureza mecânica e não por reação química e no sistema de arrefecimento está ligada também à falta de pressão pelo não funcionamento da tampa do reservatório.
CORROSÃO GALVÂNICA Quando dois materiais metálicos com diferentes potenciais, estão em contato em presença de um eletrólito, ocorre uma diferença de potencial, isto é, uma transferência de elétrons. Tem-se então o tipo de corrosão chamado de corrosão galvânica, que resulta do acoplamento de materiais metálicos dissimilares imersos em um eletrólito, causando uma transferência de carga elétrica de um para o outro. Este processo pode ser causado pelo uso de aditivo inadequado, pela NÃO utilização de água desmineralizada ou mesmo pela proporção incorreta de aditivo no sistema de arrefecimento.
CORROSÃO POR FERRUGEM
Um sistema de arrefecimento preenchido apenas com água, terá todos os seus componentes danificados pela ação da ferrugem, promovendo sérios problemas e danos ao sistema, como: superaquecimento, entupimento de galerias e vazamentos no radiador, selos e demais componentes.
O Sistema de arrefecimento é um dos responsáveis por manter a temperatura do motor dentro da faixa ideal de trabalho, o liquido utilizado no sistema tem influencia direta no desempenho desse sistema, portanto a mesma atenção que se dá ao óleo do motor ou qualidade do combustível deve ser dada ao liquido de arrefecimento.
A MWM Atualmente disponibiliza três tipos de LÍQUIDO ARREFECEDOR, cada qual com suas características.
A) PROTETOR POTENCIALIZADO PARA SISTEMA DE ARREFECIMENTO
5 litros (Número MWM: 901930560801)
1 litro (Número MWM: 901930560802)
B) ADITIVO ANTICORROSIVO
200 mL (Número MWM: 901930560004)
1 litro (Número MWM: 901930560011)
C) ADITIVO CONCENTRADO MONOETILENOGLICOL
1 litro (Número MWM: 901930560012)
Grande abraço
Fabio Roberto