Existe um procedimento padrão para verificar o funcionamento do sistema de bloqueio diferencial Trac-Lok ou Traction-Lok®. Este procedimento é meio confuso mas esta no manual de serviço da própria Troller.
Teste de Deslizamento para Eixos com Traction-Lok®
1. Coloque uma roda sobre uma superfície seca e outra sobre barro, gelo ou neve.
2. Acelere gradualmente para obter uma tração máxima antes de arrancar. A habilidade de movimentar o veículo demonstra o desempenho correto de um conjunto de eixo traseiro TractionLok®.
3. Quando se inicia o movimento com uma roda sobre uma superfície excessivamente escorregadia, uma leve aplicação do freio de estacionamento poderá ser necessária para auxiliar a energizar o dispositivo de Traction-Lok® do diferencial. Solte o freio quando a tração for estabelecida. Acelere moderadamente no início para proporcionar uma tração máxima.
4. Se, com tração desigual, ambas as rodas derraparem, o eixo traseiro com o sistema LSD (limited slip differential) esta fazendo o que deveria.
5. Em casos extremos de diferenças em tração, a roda com menor tração pode derrapar após o Traction-Lok® ter transferido o máximo de torque possível à roda não derrapante.
Teste de Estrada para Traction-Lok®
1. Dirija o veículo por aproximadamente 20 quilômetros para permitir o aquecimento do lubrificante do eixo.
Se a temperatura externa estiver muito baixa, será necessário uma quilometragem maior.
2. Dirija o veículo em círculo fechado por cinco minutos num sentido e em seguida, por mais 5 minutos, no sentido inverso.
3. Faça um mínimo de dez percursos em “8”.
4. Se o chiado se tornar evidente, esgote, lave e reabasteça o eixo com o lubrificante específico, adicionando o aditivo modificador de atrito.
5. Realize novamente o teste de rodagem.
• Poderá aparecer um leve chiado. Se o chiado persistir após o veículo ter rodado 160 quilômetros, instale um novo diferencial.
Pessoalmente não testei por que não uso mais o bloqueio original.
Abaixo uma lista de sintomas e possíveis causas de problemas no diferencial e eixo:
Sintoma: Eixo Traction-Lok® apresenta forte trepidação ao girar.
Possível Causa: Falta de Lubrificação ou Lubrificação inadequada
Sintoma: Vazamento de lubrificante do vedador do pinhão ou vedadores de óleo dos semi-eixos.
Possíveis Causas : Respiro • Danos na área de contato do vedador ou filtro de ar no protetor de poeira no flange de acoplamento.
Sintoma: Eixo dianteiro não desengata.
Possíveis Causas: Interruptores. • Fiação. • Motor de mudanças.
Sintoma: Engrenagens satélites e engrenagens planetárias do diferencial estão riscadas.
Possíveis Causas: •Lubrificação insuficiente. •Tipo de lubrificante contaminado ou incorreto.
Sintoma: Superaquecimento do eixo.
Possíveis Causas: • Nível muito baixo do lubrificante. •Tipo de lubrificante contaminado ou incorreto. •Pré-carga do rolamento ajustada incorretamente. •Desgaste excessivo de engrenagem. •Folga incorreta entre os dentes da coroa/pinhão.
Sintoma: Dentes da coroa e do pinhão quebrados.
Possível Causa: • Sobrecarga no veículo.
Sintoma: Semi-eixo quebrado.
Possíveis Causas: • Sobrecarga no veículo. • Desalinhamento do tubo do semi-eixo.
Abraço
Fabio Roberto
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